Olá. Seja bem-vindo ao Will's Universe (ou, simplesmente, Universo Will).
Meu nome é William Ananias V. Dias (ou, simplesmente, Will, como preferir). Esse site foi criado como um espaço pessoal para compartilhamento na forma de texto das minhas reflexões sobre diversos assuntos, principalmente sobre filosofia, ciência, religião, animes e games.
A ideia desse projeto é ter um lugar para registrar e organizar o turbilhão de pensamentos e ideias que invadem minha cabeça para quem quiser ler e acompanhar. Talvez você concorde com algumas coisas, mas certamente discordará de muitas.
Bem, se essa é a intenção, por que construir um site com esse estilo tão ultrapassado? Há muitas outras plataformas mais dinâmicas por aí. Por que não abrir um canal no YouTube? Ou, se o problema é falar, por que não criar um blog no Blogspot ou no Wordpress?
A razão é que, por algum motivo, consigo escrever melhor nesse estilo. Além disso, gosto da estética da Internet do final dos anos 90 e início dos anos 2000. Sinto falta dos sites feitos em HTML básico, com GIFs animados, frames e cores que não combinam. O design cafona desse site captura bem a sensação de visitar páginas daquela época. Tenho uma nostalgia da época em que comecei a acessar a Internet, por volta dos meus 16 anos. Apesar da lentidão do acesso, gostava do barulhinho da conexão discada, do desafio de encontrar o que você queria nas poucas páginas disponíveis, no prazer de descobrir um site novo com roms de Super Nintendo ou um texto bem escrito. Tinha uma magia em tudo isso que é difícil explicar em poucas palavras. Tudo era bem mais simples, mas era gostoso.
É claro que hoje temos uma Web com muito mais recursos e muito mais facilidade de comunicação pelas mídias sociais. Sim, isso é verdade. Só que também precisamos conviver com várias pragas como excesso de propagandas, algoritmos viciantes, discussões rasas, falta de respeito com a opinião alheia, corrida alucinada por likes, filtros exagerados, clickbaits e sobrecarga de informação. Tudo isso torna a experiência de navegação mais estressante. A Internet do passado era mais lenta, mas ao menos nosso cérebro conseguia acompanhar o conteúdo com mais facilidade. Diante disso, preferi voltar às raízes e escrever em um site cafona, mas tradicional.
"E como você espera conseguir visitas com um site assim?" A resposta é simples: não espero. É claro que gostaria de ser lido pelo maior número de pessoas, mas não quero me estressar para conseguir isso. Simplesmente vou postar o que quero e deixar aqui. Quem quiser ficar, seja bem-vindo, quem não quiser, é só ir embora.
Também não vou investir tanto em canais de comunicação direta, mas todos que quiserem comentar ou perguntar algo sobre meus textos são livres para entrar em contato comigo por aqui.
Bem, é isso. Essa é a minha casinha na Internet. Mais uma vez, seja bem-vindo.
Atenciosamente,
Will